Fundação “We Are Water” alerta: Milhões de raparigas gastam 6 horas do seu dia para recolher água

Fundação We Are Water alerta: Milhões de raparigas gastam 6 horas do seu dia para recolher água, o que as impede de ir à escola
12894422_10208042025664330_2081500065_o

Lisboa, março de 2016.- O lema escolhido pelas Nações Unidas este ano para a celebração do Dia Mundial da Água 2016 – “Water & Jobs” – tem o objetivo de sensibilizar para a estreita vinculação entre estes dois âmbitos. Milhões de raparigas em todo o mundo têm de caminhar diariamente cerca de 6 horas para poder recolher água para as suas comunidades e famílias.

Como consequência, grande parte delas vê limitado o seu acesso ao mundo laboral e a uma aprendizagem condizente com as suas necessidades.

A falta de acesso a recursos hídricos de qualidade e condições básicas de saneamento é uma das questões fundamentais das próximas décadas, tanto a nível económico como social, e é fundamental começar por promover um debate em torno de possíveis medidas para colmatar este problema.

Atualmente, oito em cada dez pessoas que vivem nas zonas rurais carecem de fontes de água potável, o que equivale a um total de 663 milhões de pessoas. Valores que podem ser combatidos com uma maior implicação por parte de todos os intervenientes.

#NoWalking4Water, uma ação de todos

Com o objetivo de denunciar o grande número de horas que cada dia milhões de mulheres e crianças têm que investir na recolha de água, a Fundação We Are Water organiza uma ação de consciencialização com o lema #NoWalking4Water.

Esta campanha, celebrada com o motivo do Dia Mundial da Água, envolve todos os cidadãos, assim como pessoas relevantes de diferentes áreas, como o desporto, a comunicação, a música ou o cinema. O objetivo é tornar visível este problema através da distribuição de um bidon de 20 litros, simbolizando a quantidade de água que diariamente é carregada por milhões de mulheres e crianças de todo o mundo.

Portugal será um dos principais protagonistas desta campanha de sensibilização, e o Roca Lisboa Gallery foi mais uma vez o palco escolhido para acolher a principal iniciativa da Fundação We Are Water no nosso País.

O objetivo é que cada pessoa tire uma fotografia junte deste painel, e que a publique nas respetivas redes sociais, com a hashtag #NoWalking4Water, criando uma corrente de sensibilização que pretende atingir o maior número de pessoas em todo o mundo.

Passarão pelo Roca Lisboa Gallery diversas personalidades do mundo da arquitetura, entretenimento, desporto, entre outros, que não hesitam em dar o seu contributo para esta causa tão importante.

TENTE DESCOBRIR QUAL É A SUA PEGADA HÍDRICA !
PARA APENAS TER UMA IDEIA SÃO NECESSÁRIOS 10,898 LITROS DE ÁGUA APENAS PARA PRODUZIR UMAS CALÇAS DE GANGA.

 

Segundo a ONU, todos os dias morrem 1000 crianças devido a doenças relacionadas com mau saneamento e falta de água potável, cerca de 1,7 mil milhões de pessoas tem dificuldades de acesso a água potável e cerca de 2,4 mil milhões não têm acesso a saneamento. Estima-se que em 2025 uma em cada 4 pessoas viva num país afetado pela escassez de água.

Sobre a Fundação We Are Water : 

A Fundação We are Water, lançada em 2011 em Portugal tem dois objetivos fundamentais: sensibilizar e fazer com que a opinião pública e as instituições reflitam sobre a necessidade de criar uma nova cultura de água, que permita o desenvolvimento justo e uma gestão sustentável dos recursos hídricos no mundo, ao mesmo tempo que promove e realiza ações destinadas a reduzir os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados. As áreas de atuação da Fundação incluem a intervenção em infraestruturas, educação, saúde e investigação nas zonas mais carentes do planeta.

www.wearewater.org

 

Sobre o Roca Lisboa Gallery :

Os Roca Galleries são parte da estratégia internacional da Roca e um conceito que expressa a realidade atual e as suas metas de futuro. O Design, a Inovação, a Sustentabilidade e o bem estar são valores Roca transmitidos pelos Galleries, manifestando assim a vontade de uma marca líder em espaços de banho em manter um diálogo constante com a sociedade, e especialmente com os profissionais com quem comparte a inquietude e o interesse em evoluir os espaços de banho. Os diferentes Roca Gallery de Londres, Shangai, Barcelona, Madrid e Lisboa veiculam esta vontade, oferecendo um ponto de encontro e um espaço de diálogo aberto a interioristas, designers e arquitetos de todo o mundo.

O Roca Lisboa Gallery é o resultado da colaboração com o estúdio Ferruz  Decoradors e foi inaugurado em junho de 2011. O Roca Lisboa Gallery é um espaço fundamental e flexível onde a exposição de produtos da gama Roca partilha o mesmo espaço de forma natural com exposições, apresentações, encontros de profissionais e eventos de interesse, que dinamizam a oferta sociocultural de Lisboa.

Localizado num antigo palacete de 1909, no início da extensa Avenida da Liberdade, na Praça dos Restauradores nº46, este espaço acolhe diferentes exposições,debates, colóquios e encontros dos mais variados temas, desde a arquitetura ao design, passando pelo ambiente e a sustentabilidade.  

www.rocalisboagallery.com

Não existem comentários

Comente este artigo

1 + = 7