Carmen Miranda – A Precursora do Movimento Tropicalista

 7

Comemora-se hoje 60 anos da morte de Carmen Miranda. Esta cantora de origem portuguesa tornou-se famosa em terras brasileiras e que através de Hollywood se tornou um ícone incontornável da musica e da moda, devido ao seu estilo extravagante e único composto que diversos detalhes tropicais foi assim a grande precursora do Tropicalismo como tendência de moda.

Tendência esta que continua a ser uma forte influencia até aos dias de hoje tendo sido reinventada ao logo das décadas e que é  revisitada esta estação de diferentes maneiras quer a nível das formas de que é exemplo a barriga à mostra e os crop tops, quer em estampados onde a fauna e flora tropical são os protagonistas em cores vibrantes.

carmen-miranda-ca-early-1940s-everett Carmen-Miranda-02-597x817 Carmen-Miranda-That-Night-in-Rio-597x759

Carmen Miranda foi sem duvida uma estrela por pleno direito em Hollywood. Sendo de nacionalidade portuguesa nascida em Marco de Canaveses no inicio do século XX, atingiu inicialmente um sucesso arrebatador no Brasil pais em que vivia, seguindo-se os Estados Unidos da América inicialmente na Broadway, seguindo-se Hollywood, tendo sido a primeira artista latino-americana a atingir o estatuto de mega estrela em Hollywood, tendo mesmo sido considerada em 1945 uma das artistas mais bem pagas dos EUA.

Carmen-Miranda-01 Carmen-Miranda-03 2etuqujsqnmttms carmen_miranda_no_filme_uma_noite_no_rio_1941 6a00e553e03a548834011571ec6d28970b-800wi.jpg

Carmen era uma figura tão carismática e relevante em Hollywood, que inclusivamente foi imortalizada na cultura pop ao aparecer em icónicos desenhos animados como Tom & Jerry, ou Popeye.


Ela consagrou-se em 1941, ao ser a primeira e única luso-brasileira até hoje, a gravar as mãos e plataformas no cimento da calçada da fama do Chinese Theater em Los Angeles.

carmen-miranda

Miranda, Carmen_04[1] Carmen-Miranda-12 Carmen-Miranda-05

Mas o que muitos não sabem é que Carmen Miranda falava fluentemente inglês mas, devido ao seu sucesso com a 20th Century Fox, manteve durante toda a sua carreira o sotaque latino e nunca se consegui desligar do estereótipo de Brazilian Bombshell.

10172428 carmen-miranda-por-jose-luiz-benicio (1)

No início de Agosto de 1955, Carmen gravou uma participação especial no programa televisivo do comediante Jimmy Durante e durante um número de dança, sofreu um ligeiro desmaio, desequilibrou-se e tendo sido amparada por Durante, recuperou-se e terminando a sua actuação, sem saber que esta seria a sua ultima, morrendo nessa mesma noite de colapso cardíaco fulminante.

Carmen foi uma artista que deslumbrou o mundo, quebrou barreira e que durante a sua carreira e percurso profissional tornou-se um ícone incontornável quer no mundo da musica, quer no mundo do cinema, estando entre as 500 personalidades mais importantes da historia da 7ª Arte.

Mas o maior legado que Carmen Miranda deixou e que perdura até à actualidade, foi sem duvida o movimento tropicalista, que inspira designers e artistas de todas as áreas até aos dias de hoje, por todo o mundo.

 

 

Não existem comentários

Comente este artigo