Modalisboa Curiouser | Aleksandar Protic | FW 15/16

Em primeiro lugar, muito obrigado Samsung por apoiar a moda nacional e por ter conseguido que o Aleksandar Protic  regressasse á ModaLisboa.

Esteticamente é um dos criadores nacionais com quem mais me identifico e é provavelmente o designer que melhor trabalha o couro e a pele a nível nacional, é brilhante o que o Aleksandar Protic consegue fazer com o couro através de intricados cortes e as formas inovadoras de como utiliza este material.

Aleksandar Protic teve como imaginário para a sua coleção out/inv 2015/16, as várias obras da Georgia O´Keeffe revisitadas com um novo olhar mas, como seria de esperar a colaboração com a marca Samsung no lançamento do novo smartphone Galaxy S6 edge, também influenciou a coleção nas formas e escolha de cores. O que na minha opinião é uma combinação improvável mas, que teve um resultado fascinante. Refletindo-se na coleção do criador através da combinação de formas geométricas, silhuetas estruturadas mas também fluidas e drapeados. A nível cromático esta inspiração levou o criador a trabalhar com cores como o pérola, o branco, o preto, o lavanda, o dourado e o prata.

 

Notei que o criador Aleksandar Protic simplificou a sua silhueta e modelagem das peças de roupa nesta coleção mas, sem nunca comprometer o design das mesmas e a sua identidade estética. Comercialmente acho uma atitude bastante astuta e inteligente da sua parte mas, tenho que confessar que pessoalmente senti falta da incrível complexidade técnica a que o designer nos tinha habituado.

Mas de qualquer forma a coleção está fantástica!

E acima de tudo Aleksandar é muito bom ver-te de volta á ModaLisboa.

Um grande abraço e parabéns.

 

aleksandar_protic_003 aleksandar_protic_008 aleksandar_protic_016 aleksandar_protic_027 aleksandar_protic_036 aleksandar_protic_039 aleksandar_protic_052 aleksandar_protic_063 aleksandar_protic_071 aleksandar_protic_080 aleksandar_protic_083 aleksandar_protic_088

Créditos:

Fotos: Rui Vasco para ModaLisboa

Não existem comentários

Comente este artigo