Donna Karan abandona o destino criativo da sua marca
Em Moda, NotíciasA designer norte-americana de 66 anos Donna Karan deixa a direcção criativa da marca com o seu nome e da linha mais jovem a DKNY, após 30 anos da sua criação.
Após vários meses de especulação esta noticia é confirmada pela própria e pela LVMH (um dos maiores grupos de marcas de luxo e detentor da marca desde 2001), num comunicado oficial onde a designer diz que após uma longa introspecção e ponderadas reuniões entre ela e o grupo detentor das marcas com o seu nome, Donna terá chegado à conclusão que era altura de se dedicar a novos projectos que tivessem mais a haver com a sua nova postura perante a vida e com um ponto de vista mais filantrópico.
É muito interessante, pois na minha óptica, Donna Karan volta assumidamente ás suas raízes e ideais. Recordo-me que no inicio da sua carreira Donna Karan representava o ideal da mulher urbana, independente e pratica onde a sofisticação era algo natural e intuitivo. Tendo criado uma imagem estética que reflectia uma época de uma forma inovadora, criando assim um novo código de elegância onde os vestidos em malha elástica imperavam revolucionando mais uma vez o simples vestido preto.
O conceito de um vestido poder ser elegante e pratico era uma novidade na altura, assim como o conceito inovador da criadora de criar vestidos que se adaptassem ao dia-a-dia de uma mulher, sendo confortáveis para poder deixar os filhos na escola, institucionais para serem usado numa empresa, e elegante para ir jantar fora mas, sem nunca abdicar do conforto e da feminilidade.
Agora com este novo ponto de vista perante a vida Donna Karan dedica-se á Urban Zen, que tal como à 30 anos no inicio da sua carreira, mais do que uma linha de roupa é uma filosofia de vida.
De qualquer forma esta saída da criadora dos destinos criativos da marca Donna Karen e da DKNY, tem efeito imediato, mas o grupo LVMH já anunciou que não está à procura de um substituto para a criadora, o que me parece natural visto marcas desta dimensão terem equipas criativas compostas por vários designers, que conheceram o ADN destas marcas melhor do que ninguém e têm capacidade para continuar a desenvolver o trabalho criativo para as mesma. Ainda assim Donna Karen terá um novo papel como conselheira na empresa Donna Karen Internationa, empresa esta que engloba as duas marcas fundadas pela criadora.
Donna Karan | Spring Summer 2015
O que deixou todos surpreendidos foi o facto da marca ter cancelado o seu desfile da colecção de verão 2016, que seria apresentado em Setembro na “New York Fashion Week”, e simultaneamente ter suspendido as varias colecções das diferentes linhas da marca.
Segundo o comunicado do grupo Louis Vuitton-Moet Hennessy, haverá uma reorganização nas equipas criativas da Donna Karan International, com o objectivo de direccionar a marca para uma vertente mais acessível e aproxima-la da linha DKNY, que tem como directores criativos Maxwell Osborne e Dao-Yi Chow.
Com esta decisão do grupo LVMH, surgem rumores de uma fusão entre as duas marcas, a Donna Karan Collection e a DKNY, que terá o objectivo de unificar a marca, mas criando uma maior variedade de preço dentro da mesma.
Estes rumores parecem ser de alguma forma bem sustentados, visto haver um rumor idêntico em relação ás marcas, Marc Jacobs e Marc by Marc Jacobs, que também pertencem ao grupo Louis Vuitton-Moet Hennessy.
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