Marques’Almeida vencem LVMH Prize 2015
Em Moda, NotíciasParabéns Marques’Almeida por esta vitoria tão esperada e por mais uma vez levarem a moda e o design português além fronteiras de uma forma tão prestigiante.
Os dupla de criadores portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, designers da marca Marques’Almeida, ganharam o 1º prémio da 2ª edição do concurso LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy deste ano. Este concurso que premeia jovens criadores que se tenham distinguido no mercado internacional, numa competição onde os 8 finalistas apresentaram as suas coleções perante um júri composto pelos nomes mais relevantes do mundo da moda.
Marques’Almeida ao vencer este premio irão receber 300 mil euros, bem como um ano de aconselhamento por parte dos executivos e de toda a equipa do grupo LVMH, que é considerado o um dos maior grupo de marcas de luxo no mundo. Este aconselhamento do grupo LVMH é de uma importância estratégica sem precedentes para o desenvolvimento da marca, tendo uma equipe de mentores aos mais diversos níveis, desde a consultadoria ao nível criativo e técnico, passando pelo apoio na produção e distribuição, mas também ao nível de imagem e posicionamento da marca através do aconselhamento relativo ao marketing e publicidade.
A dupla de criadores Marta Marques e Paulo Almeida receberam o premio das mãos da actriz Natalie Portman, imagem da casa Dior, numa cerimónia que teve lugar na sede da Fundação Louis Vuitton, em Paris.
O júri deste concurso foi composto por diversos nomes icónicos do mundo da moda bem como por alguns diretores do grupo LVMH. Dos quais podemos destacar Nicolas Ghesquière director criativo da Louis Vuitton, o designer Marc Jacobs, o icónico Karl Lagerfeld director criativo da Fendi, Raf Simons o designer responsável pela Christian Dior ou Riccardo Tisci da Givenchy, entre muitos outros directores criativos de marcas do grupo LVMH.
O prestigio associado a este premio é gigantesco, colocando esta marca portuguesa no top de noticias de modas das mais importantes revistas e blogs do mundo da moda, mas também criando enorme visibilidade a esta dupla de designers em diversos meios de comunicação e jornais de todo o mundo.
Marta Marques e Paulo Almeida formaram-se em Design de Moda pelo Citex, em 2007 e após terminarem os estágios curriculares com Alexandra Moura e Luís Buchinho, foram para Londres onde fizeram o mestrado na conceituada universidade ‘Central Saint Martins’. Em 2010 terminam o mestrado e apresentam um conjunto a sua coleção na ‘London Fashion Week’. Esta coleção já deixava adivinhar quer a estética da futura marca, com varias referências do street wear, numa silhueta desconstruída onde o denim é um dos materiais de eleição, quer em relação à parceria entre estes dois designer, dando origem assim à marca ‘Marques’Almeida’ em abril de 2011.
Em outubro desse ano apresentam sua coleção pela primeira vez no calendário da ModaLisboa, e simultaneamente a convite de Lulu Kennedy, diretora da plataforma Fashion East, desfilam na semana da moda de Londres.
Esta dupla criativa Portuguesa tem visto atualmente reconhecido o seu trabalho pela imprensa especializada internacional, desfilando a suas coleções na ‘ModaLisboa’ e na ‘London Fashion Week’, a par do enorme sucesso comercial, tendo pontos de venda da sua espalhados por todo o mundo, com as suas coleções que unem a estética conceptual ao street wear, reinventando o uso do denim com uma perspetiva impar.
Em Outubro de 2014 ‘Marques’Almeida’ criaram uma coleção-capsula de 68 peças de roupa, para gigante cadeia TopShop, que conta com mais 300 lojas no Reino Unido e uma centena de lojas espalhadas pelo mundo. A coleção foi um sucesso absoluto quer a nível da critica especializada, quer a nível de vendas, tendo mesmo esgotado alguns dos modelos no dia do seu lançamento.
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