Tendência Perigosa – Thigh Gap – Será que a felicidade está no numero de cm que separa as suas coxas!?

Há alguns dias, enquanto fazia zapping no sofá a ver TV, deparei-me com um programa sobre uma nova tendência entre as adolescentes e jovens mulheres que me deixou preocupado. ”Thigh gap” é o nome desta tendência que se pode tornar bastante perigosa a nível de saúde, mas o que realmente me preocupou foi ter dado conta que esta tendência relativa á silhueta feminina se tornou viral nas redes sociais com proporções gigantescas e que surgiu todo um mercado á volta dela.

tumblr_mb4q8mfqNe1rxvrlvo1_500

Mas primeiro deixem-me explicar para as que não sabem o que é esta nova tendência estética. “Thigh gap” é um espaço em forma de triângulo invertido entre as coxas, quando se fica de pé com os dois pés juntos. Devido aos estereótipos de beleza este ínfimo detalhe da anatomia feminina tornou-se uma das novas obsessões estéticas por todo o mundo.

5ac6e7757c80a287674ed1d53475234a

Claro que uma modelo em biquíni provavelmente ficará esteticamente melhor com este espaço entre as coxas, mas não sei se ficará mais bonita ou sensual por este motivo. Devemos ter em conta que as modelos são como um fenómeno genético e por esse motivo representam uma pequena percentagem da população. Tentar ter o corpo de uma modelo é sempre uma guerra perdida à partida, visto que por um acaso genético, elas têm uma altura, simetria, proporções e medidas fora do comum e é impossível competir com esta diferença. Claro que o que torna uma modelo em uma supermodelo é muito mais que as suas características genicas, é a conjugação dessa beleza física com a sua personalidade única, a sua atitude ou a sua fotogenia.

Mas quando olhamos a foto de uma modelo de biquíni todos estes atributos físicos e de personalidade passam através da fotografia de uma forma unificada na silhueta do ”corpo perfeito”, mas erradamente pois até o angulo da foto ou a pose da modelo podem criar essa ilusão estética, mas de qualquer forma acabam inevitavelmente por se tornar estereótipos ou paradigmas de beleza.

thigh-gapp

A moda das skinny jeans, leggings e shorts, sem contarmos com a roupa de praia, veio criar uma necessidade na mulher comum de preencher os requisitos deste novo estereótipo de beleza. Se associarmos isto ao fenómeno das redes sociais, das ‘selfie’ e de toda a pressão social associada, surge esta nova tendência, em que muitas raparigas se auto fotografam para mostrarem a sua forma física e neste caso o espaço entre as pernas.

E até aqui não vejo nada de errado pois é este espaço entre as pernas por norma faz parte da silhueta e estrutura corporal destas raparigas, o problema surge quando isto vira uma epidemia e todas as mulheres desejam este tipo de corpo, e começamos a ver através das redes sociais mulheres postam fotos delas mesmas a exibirem a ”thigh gap”. Assim surge uma nova obsessão e paradigma estético para a mulher comum e isso já é um problema a meu ver.

Após ter feito uma pesquisa sobre o assunto descobri factos extremamente interessantes mas, também perturbadores.

Para começar nem todas as mulheres têm uma estrutura física que lhes permita ter este espaço no meio das pernas por muitas dietas e exercícios que façam. Este facto deve-se ao formato da pélvis e á localização das articulações com o fémur, ou a perna.

Pelvis-bone

Temos também mulheres com uma estrutura corporal, que através de dietas e exercício conseguem após muito esforço criar este espaço entre as coxas, o problema é que muitas das vezes é á custa de perda de massa muscular nessa zona.

G%205_022p%20modified

Mas claro que existem as ”sortudas” que têm a estrutura óssea perfeita para atingir este espaço entre as pernas, quer já a tenham naturalmente, quer a atinjam através de exercício e dieta. Mas mesmo este tipo de mulher, atualmente não parece estar satisfeita, querendo obter um espacejamento entre as coxas ainda maior.

thigh-gap-2014-07-30

Tudo isto se torna um pouco absurdo quando nos deparamos com mulheres que postam nas redes sociais ‘selfies’ do antes e depois de conseguirem este objetivo. Como se a felicidade ou autoestima estive-se quantificada pelo numero de centímetros que separam as suas coxas.

c34dbfac26306eed19ae87d1a54931e2

Provavelmente as mulheres ainda não sabem mas, por norma os homens não gostam de mulheres extremamente magras, mas isso não é importante, pois o numero de cm entre as coxas tornou-se quase uma forma de concurso de beleza entre estas mulheres.

Beyonce-No-Thigh-Gap-No-Problemn

Surgindo assim muitas vezes, uma distorção por parte das mesmas, da forma como vêm o seu corpo, o que perigosamente me faz lembrar a anorexia.

Por falar em anorexia, na pesquisa que fiz sobre este assunto descobri também que 90% das anoréxicas têm com um dos 5 objetivos principais ficar com este espaço entre as coxas. Acho que isto quer dizer algo de muito alarmante sobre esta tendência.

thigh-gaped

Devido a esta nova obsessão estética e á determinação destas mulheres em atingirem este objetivo, surgiu como consequência, toda uma industria de dietas loucas, livros milagrosos, vídeos de exercícios específicos que garantem atingir este objetivo em 4 semanas e por ai adiante.

yu

Mas nada muda o facto de devido á sua genética ou estrutura corporal, grande parte das mulheres nunca conseguiram atingir este objetivo. Havendo ainda algumas que, depois de passarem por jejuns de 18h, comerem apenas citrinos ou outras dietas loucas e passando horas intermináveis no ginásio, finalmente acabam por obter o tão desejado espaço no meio das coxas mas, muitas vezes perdendo massa muscular, ficando a baixo do peso aconselhável ou com um índice de massa gorda abaixo do considerado aceitável para uma pessoa magra.

Como já deu para perceber nada disto me parece nem um pouco saudável, com a agravante de poder ser causador de distúrbios alimentares graves e em última análise de anorexia.

valerialevitan

Temos de nos conformar que a nossa estrutura corporal é o resultado de uma lotaria genética e daí haver diferentes tipos de corpos, cada um com pontos positivos e negativos, dependendo de quem e como os vê.

Não vou ser cínico ao ponto de dizer que cada um é como cada qual ou que não queremos todos ser magros, mas isso deve ser atingido de uma forma saudável e por motivos importantes, não apenas por agora ser moda ter um espaço entre as coxas.

As dietas e o exercício físico servem para termos uma vida regrada, preocupar-nos com o nosso corpo e a nossa saúde ou perder peso de uma forma saudável, em vez de serem convertidos em métodos de auto tortura para atingir um objetivo tão insignificante no conjunto da silhueta feminina.

Será que estas raparigas e mulheres acreditam mesmo que a felicidade está no número de centímetros que separa as suas coxas!

sem nome

Na minha opinião cada tipo de corpo tem a sua beleza, para além de a beleza ser um conjunto de fatores e detalhes que não são todos visíveis do exterior. Por este motivo é que na cultura atual utilizamos expressões como, ”aquela mulher é tão interessante ou é tão sensual”, ambas as expressões passam conceitos que vão para além da beleza exterior e estereotipada.

Apenas para terminar, que fique bem explicito que nada tenho contra a moda da ”thigh gap”, ou espaço entre as pernas, apenas acho que quem o tem ou tem estrutura para o vir a ter, e fique feliz por isso, fantástico. Mas para quem não tem essa predisposição, que esse facto não se torne uma obsessão ou um objetivo de vida, mas que acima de tudo sejam felizes e saudáveis.

 

Alguns vídeos que aconselho a ver sobre este assunto:

– Click nos links para ver –

 

Doctor Oz – The Dangerous Thigh Gap Trend, Pt 1

 

                    – The Dangerous Thigh Gap Trend, Pt 2

 

                   –  The Dangerous Thigh Gap Trend, Pt 3

 

 

Não existem comentários

Comente este artigo