Modalisboa Curiouser |Ricardo Andrez

No desfile de Ricardo Andrez que apresentou uma coleção cuja palavra de inspiração era “Tall”, de imediato saltou à vista que homens e mulheres estavam com um look careca e sem sobrancelhas, make-up de caracterização que foi brilhantemente executada por Ricardo Pedro e por elementos da ‘Make Up For Ever Portugal’ . A decisão desse segundo o criador teve como objetivo uniformizar os modelos quer a nível estético quer a nível de género, de certo modo tornando os rostos femininos e masculinos muito idênticos, com o objetivo de captar de imediato a atenção para a roupa”.

Na minha opinião esta opção de maquilhagem acima de tudo conferiu a esta coleção um imaginário que nos remetia para as icónicas series e filmes de ficção científica do final da década de 70. Não sei se seria esse o objetivo do designer mas de qualquer forma resultou muito bem.

Como inspiração Ricardo Andrez teve a verticalidade de um mundo intimamente ligado a referências da arquitetura, o que era notório quer no uso de riscas e detalhes geométricos de linhas ‘clean’, quer na sua paleta de cores como o preto das vigas de ferro dos arranha-céus , o azul-marinho do vidro espelhado, o cinza cimento, o branco mármore e o tom de areia. Nesta coleção Ricardo Andrez utilizou a  impressões 3D, detalhes termo-colados e o denim o que revela também uma forte inspiração de base no sportswear urbano.

Adorei a coleção, make up e styling mas, no meu imaginário esta coleção remete-me para a ficção cientifica do final da década de 70, de series como o ‘Espaço 1999′, o que apesar de não ser o intuito direto do criador, não deixa de ter como base uma inspiração arquitetónica de linhas futuristas mas clean e subtis.

ricardo_andrez_004 ricardo_andrez_007 ricardo_andrez_012 ricardo_andrez_015 ricardo_andrez_029 ricardo_andrez_034 ricardo_andrez_037 ricardo_andrez_042 ricardo_andrez_054 ricardo_andrez_058 ricardo_andrez_061 ricardo_andrez_064 ricardo_andrez_075 ricardo_andrez_089 ricardo_andrez_097 ricardo_andrez_107 ricardo_andrez_111

Creditos:

Fotos: Rui Vasco para ModaLisboa

2 Comentários

  • diana martins

    uma errata – a maquilhagem foi executada por ricardo pedro e por elementos da make up for ever portugal 😉

    Responder

Comente este artigo